A Importância do Uso de Metodologias Ativas para a Formação de Futuros Professores de Química

Autores

  • Jade Helena Campos Augstroze Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Andrea Santos Liu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9093-0866

Palavras-chave:

Radioatividade, sala de aula invertida, ensino remoto

Resumo

No presente trabalho, foi ressaltada a relevância de metodologias ativas para estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFSP, abordando-se o tema Radioatividade e seus poluentes. Segundo Schneiders (2018), a sala de aula invertida permite ao estudante ser protagonista na construção do conhecimento e os professores atuarem na mediação deste processo. A sequência didática consistiu na disponibilização de uma vídeo-aula e solicitação de pesquisas acerca do tema proposto previamente à aula dialogada, na qual ocorreu formalização dos conteúdos e discussões acerca da metodologia ativa. Durante a aula, foi disponibilizado um quadro colaborativo, que foi preenchido com as reflexões dos futuros professores, sobre o ensino de química pós pandemia. Posteriormente, foi disponibilizado um formulário, a fim de avaliar seus conhecimentos acerca de metodologias ativas. Dos resultados obtidos, evidencia-se a relevância do uso de estratégias didáticas que abordem plataformas digitais, para auxiliar no ensino e aprendizagem, a fim de tornar as aulas mais lúdicas e interativas.

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Augstroze, J. H. C., & Liu, A. S. (2022). A Importância do Uso de Metodologias Ativas para a Formação de Futuros Professores de Química. Journal of Technology & Information, 2(2). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/32