Utilização da Metodologia de Ishikawa (Espinha De Peixe) para Melhoria de Processo com a Redução de Refugo em uma Fundição de Alumínio sob Pressão

Autores

Palavras-chave:

Ferramentas da Qualidade, Diagrama Causa e Efeito, Redução de Refugo, Qualidade, Melhoria de Processo

Resumo

Neste trabalho se apresenta a utilização da ferramenta de diagrama de Ishikawa ou também conhecida com Espinha de Peixe, para a melhoria de um processo de fundição de alumínio sob pressão por meio da redução do número de refugos existentes em um produto com alto valor agregado e de complexidade elevada em sua produção. Este tipo de análise vem gerando adeptos por se tratar de ser uma ferramenta relativamente simples de se utilizar e com alta eficiência, sendo o presente exemplo evidenciado com aplicação prática. Com o desenvolvimento e aplicação desta ferramenta torna-se, possível a descoberta das causas principais de um determinado problema, cuja eliminação propiciou em uma redução do refugo de extrema relevância para a organização comprovada estatisticamente. A metodologia utilizada neste artigo foi a de pesquisação uma vez que todas as informações foram coletadas e analisadas na empresa com vistas a potencializar o processo produtivo assim como demonstrar a utilidade da ferramenta, proporcionando ganhos e agregando valor para a empresa e consequentemente para o seu cliente.

Referências

Breda, L.G.L. Melhoria contínua aplicada a manutenção industrial – PORTUGAL. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) – Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

Campos, V. F. (2013). Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. INDG Tecnologia e Serviços.

Carpinetti, L. C. R. (2016). Gestão da qualidade. EDa Atlas SA.

Carvalho, M. M. D., & Paladini, E. P. (2012). Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. [Sl].

Chiavenato, I. (1979). Introdução à Teoria Geral da Administração–edição compacta. Editora Manole.

Cintra, A. L. B. Utilização da Metodologia 8D para Resolução de Problemas: Estudo de Caso de Fornecedores de uma Multinacional da Linha Branca.

Costa Costa Neto, P. L. D. O. (2002). Estatística. Editora Blucher.

Deming, W. E. (1990). Qualidade: a revolução da administração. In Qualidade: a revolução da administração, pp. 367-367.

Failure Mode and Effects (2012). Analysis in Health Care: proactive risk reduction. 3rd ed.

Ferrão, F. M. D. A. G. (2014). Aplicação da Metodologia Lean Seis Sigma na Otimização do nível de Stocks: Caso de estudo na Indústria vidreira (Dissertação Doutoral).

Ishikawa, K. (1993). Controle de qualidade total à maneira japonesa. In Controle de qualidade total à maneira japonesa, pp. 221-221.

Joseph, B. S. (1997). Administração da qualidade total: o aperfeiçoamento contínuo; teoria e prática. São Paulo: Ibrasa.

Juran, J. M. (1997). A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. Cengage Learning Editores.

Lopes, M. A., Reis, E. M. B., Demeu, F. A., Mesquita, A. A., Rocha, A. G. F., & Benedicto, G. C. (2016). Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo de caso no sul de Minas Gerais. Revista Científica de Produção Animal, 18(1), 26-44.

Maiczuk, J., & Andrade Júnior, P. P. (2013). Aplicação de ferramentas de melhoria de qualidade e produtividade nos processos produtivos: um estudo de caso. Qualitas Revista Eletrônica, 14(1).

Morais, M. O. , Costa Neto, P. L. D. O. , Santos, O. S., Conceição, M. M., Messias, J. F., Morais, G. A., & Brejão, A. S. (2020). O conhecimento aliado a inovação, elementos para a melhoria de processos produtivos: estudo de caso em uma fundição de alumínio sob pressão. Research, Society and Development, 9(9), e172997419-e172997419.

Moura, L. R. (2003). Qualidade Simplesmente Total: abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Qualitymark Editora Ltda.

Nascimento, J. C. R. D. (2014). Plano de manutenção baseada nos preceitos da manutenção centrada em confiabilidade em um processo de produção de refrigerantes.

Oliveira, J. A. D., Nadae, J. D., Oliveira, O. J. D., & Salgado, M. H. (2011). Um estudo sobre a utilização de sistemas, programas e ferramentas da qualidade em empresas do interior de São Paulo. Production, 21, 708-723.

Paladini, E. P. (2010). Gestão da qualidade: teoria e prática. In Gestão da qualidade: teoria e prática (pp. 339-339).

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.

Savitz, A. W., & Weber, K. (2007). A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Elsevier.

Schneider, M. D., Vieira, A. C. P., Zilli, J. C., & Schutts, C. M. (2015, November). Diagrama de Causa-Efeito de Ishikawa: Estudo do Fluxo logístico em um Comércio de Materiais de Construção. In XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Silva, D. L. Gestão da Qualidade: Diretrizes, Ferramentas, Métodos e Normatização. Saraiva Educação SA.

Slack, N. (2002). Chambers, Stuart. Administração da Produção. 2ª. Edição, São Paulo: Atlas.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009). Administração da produção - Vol. 2. São Paulo: Atlas.

Thiollent, M., & Oliveira, L. (2016). Participação, cooperação, colaboração na relação dos dispositivos de investigação com a esfera da ação sob a perspectiva da pesquisa-ação. CIAIQ2016, 3.

Toledo, J. C., Aires, M. Á. B., & Coser, R. M. (2000). Qualidade: gestão e métodos. Grupo Gen-LTC.

Tubino, D. F. (2000) Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas.

Werkema, M. C. C. (2006). Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. In Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos, pp. 384-384.

Downloads

Publicado

16-10-2021

Como Citar

Morais, G. A., Morais, M. de O., & Santos, O. S. (2021). Utilização da Metodologia de Ishikawa (Espinha De Peixe) para Melhoria de Processo com a Redução de Refugo em uma Fundição de Alumínio sob Pressão. Journal of Technology & Information, 1(2). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>