Como o Consumo Sustentável Influência o Consumidor na Decisão de Compra

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Consumo, Sustentável, Inovação, Consumidor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a relevância da sustentabilidade em relação ao comportamento de compra dos consumidores, levando em consideração diferentes fatores como questões socioeconômicas e ambientais, bem como tendências de mercado e decisão de compra. Foi utilizado o método descritivo, com a finalidade de relacionar diferentes conceitos, dados e pesquisas de comportamento, evidenciando a maneira como consumidores levam seus princípios e valores em consideração quando se trata de consumo sustentável. No presente artigo, é analisada a crescente tendência de consumir produtos de baixo impacto ambiental, refletindo diretamente na decisão de compra. Por este motivo, buscou-se demonstrar a tentativa do mercado de inovar e se adequar a este cenário, concluindo que, além de atender à questão da sustentabilidade, é necessário também atender ao poder de compra e acessibilidade dos consumidores, adaptando os seus produtos e estratégias de alcance de público consumidor.

Referências

Arancibia, F. E. R. (2012). Consumo sustentável: Padrões de consumo da nova classe média brasileira (Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília). Universidade de Brasília.

Berlim, L. (2020). Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. Estação das Letras e Cores.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2005). Comportamento do consumidor (9ª ed.). Pioneira Thomson Learning.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2011). Comportamento do consumidor (9ª ed.). Cengage Learning.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2013). Comportamento do consumidor (1ª ed.). Cengage Learning.

Carolino, N. D. C. (2019). Consumo e moda sustentável (Trabalho de conclusão de curso, Universidade de Brasília). https://bdm.unb.br/bitstream/10483/28025/1/2019_NataliaDaCostaCarolino_tcc.pdf. Acesso em 16 ago. 2024.

Casotti, L., & Torres, V. (2011). Moda sustentável e consumidores Osklen. XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Vitória: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. da. (2007). Metodologia científica. Pearson Prentice Hall.

Cobra, M. (2006). Administração de marketing no Brasil (2ª ed.). Cobra Editora & Marketing.

D'Angelo, M. J. (2009). Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: Um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de grupos (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

D'Angelo, P. (2019). Tendências de comportamento do consumidor: O que vem por aí? Opinion Box. Disponível em https://blog.opinionbox.com/tendencias-de-comportamento-do-consumidor/.Acesso em 13 jul. 2024.

Diniz, E. M., & Bermann, C. (2012). Economia verde e sustentabilidade. Estudos Avançados, 26 (74). Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/1767/1/TCC%20-%20DANIELLY%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf. Acesso em: 14. jul. 2024.

Embrapa. (s.d.). A sustentabilidade na agenda do consumidor. Embrapa. Disponível em https://www.embrapa.br/visao-de-futuro/transformacoes-rapidas-no-consumo-e-na-agregacao-de-valor/sinal-e-tendencia/sustentabilidade-na-agenda-do-consumidor. Acesso em: 25 ago. 2024.

Embrapa. (s.d.). Transformações rápidas no consumo e na agregação de valor. Embrapa. Disponível em https://www.embrapa.br/visao-de-futuro/transformacoes-rapidas-no-consumo-e-na-agregacao-de-valor. Acesso em: 25 ago. 2024.

Formaggia, D. M. E., Magossi, L. R., & Bonacella, P. H. (2015). Sustentabilidade ambiental: Uma questão de consciência. Moderna.

Fuller, D. A. (1999). Sustainable marketing: Managerial-ecological issues. Markets and Market Development.

Garcia, J. (2004). O negócio do social. Jorge Zahar.

Grandinetti, R. (2012, novembro). Um paletó da última coleção Armani custa 5.305 reais no site oficial da grife italiana. Info Exame, (321). https://exame.com/tecnologia/como-as-redes-sociais-se-transformaram-em-lojas-virtuais/.Acesso em: 13 jul. 2024.

Honorato, G. (2004). Conhecendo o marketing (1ª ed.). Manole.

Jacobsen, A. L. (2016). Metodologia científica (orientação ao TCC). UFSC. Disponível em. https://cursodegestaoelideranca.paginas.ufsc.br/files/2016/03/ApostilaOrienta%C3%A7%C3%A3o-ao-TCC.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

Joergens, C. (2006). Ethical fashion: Myth or future trend? Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, 10(3), 360–371.

Kapferer, J.-N., & Bastien, V. (2012). The luxury strategy: Break the rules of marketing to build luxury brands. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/281251957_The_Luxury_Strategy_Break_the_Rules_of_Marketing_to_Build_Luxury_Brands

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing (12ª ed.). Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing (12ª ed.). Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Marketing management (14ª ed.). Pearson.

Kusters, D. (2023). Comportamento de consumo. São Paulo, Brasil: Editora Senac.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.). Atlas.

Las Casas, A. L. (2014). Cocriação de valor: Conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas (1ª ed.). Atlas.

Lei, A. (2022). Como o futuro do luxo está silenciosamente mudando. Revista Forbes. Disponível em https://forbes.com.br/forbeslife/2024/01/como-o-futuro-do-luxo-esta-silenciosamente-mudando/.

Limeira Vidigal, T. M. (2010). E-marketing (2ª ed.). Saraiva.

McKinsey & Company. (2017). The state of fashion 2017. https://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Industries/Retail/Our%20Insights/The%20state%20of%20fashion/The-state-of-fashion-2017-McK-BoF-report.pdf

McNeill, L., & Moore, R. (2015, fevereiro 21). Sustainable fashion consumption and the fast fashion conundrum: Fashionable consumers and attitudes to sustainability in clothing choice. Journal of Sustainable Fashion. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ijcs.12169

Ministério do Meio Ambiente. (s.d.). Consumo sustentável. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel. https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel.html#:~:text=O%20Consumo%20Sustent%C3%A1vel%20envolve%20a,ser%C3%A3o%20facilmente%20reaproveitados%20ou%20reciclados. Acesso em: 25 ago. 2024.

Morais, C. (2021). Determinantes da intenção de compra de moda sustentável (Dissertação de mestrado, Universidade do Porto). https://hdl.handle.net/10216/134881

Neves, M. L. (2023). Sonia Cheng: A líder visionária por trás do grupo Rosewood. Vogue. Disponível em: https://vogue.globo.com/vogue-negocios/noticia/2023/01/sonia-cheng-rosewood.ghtml.

Nishimura, M. D. L., & Gontijo, L. A. (2018). Vestuário de moda sustentável. IX Sustentável, 7(1), 177–178. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.177-178

Oganização das Nações Unidas Brasil. (s.d.). O que são mudanças climáticas. Nações Unidas Brasil. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-s%C3%A3o-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas. Acesso em: 25 ago. 2024.

Ramos, G. (2023). O comportamento do consumidor na fase de decisão de compra ou não compra de roupa reciclada. Disponível em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/44524/1/gustavo_ramos.pdf. Acesso em: 14 jul. 2024.

Ray, S., & Nayak, L. (2023). Marketing sustainable fashion: Trends and future directions. Sustainability, 15(7), 6202. https://doi.org/10.3390/su15076202.

Refosco, E., Mazzotti, K., Sotoriva, M., & Broega, A. (2011). O novo consumidor de moda e sustentabilidade. VII Colóquio de Moda, Maringá.

Reuters. (2019). Indústria da moda tenta limitar danos ambientais. Forbes. Disponível em https://www.google.com/amp/s/forbes.com.br/negocios/2019/09/industria-da-moda-tenta-limitar-danos-ambientais/%3famp.

Richers, R. (1984). O enigmático mais indispensável consumidor: Teoria e prática. Revista da Administração, 19(3). https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/167512/159809

Rodrigues, R. F. (2021). Análise do comportamento do consumidor em relação a produtos sustentáveis (Trabalho de conclusão de curso, Universidade de Caxias do Sul). https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/8950/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 ago. 2024.

Rosa, A. H., Fraceto, L. F., & Carlos, V. M. (2009). Meio ambiente e sustentabilidade. Artmed.

Sa, R. (2021). A formação dos professores de matemática: Desafios e percursos. Repositório Comum. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/37842/1/raquel_sa.pdf. Acesso em:16 ago. 2024.

Schulte, N. K. (2012). Contribuições da ética ambiental biocêntrica e do veganismo para o design do vestuário sustentável (Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Sebrae. (2024). Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor. Sebrae. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tendencias-de-mercado-2024-como-sera-o-comportamento-do-consumidor,cf51d9ee8b44c810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em 25 ago. 2024.

Silva, D. R. (2017). Sustentabilidade empresarial como estratégia competitiva: Análise de empresas brasileiras classificadas como mais sustentáveis em 2016 (TCC, Graduação em Ciências Contábeis). Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Silva, M. (2020). Práticas de sustentabilidade no mundo da moda e do vestuário. In E. Araújo, M. Silva, & R. Ribeiro (Eds.), Sustentabilidade e descarbonização: Desafios práticos (pp. 117-126). Braga: CECS.

Solomon, M. R. (2008). O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo (5ª ed). Bookman.

Solomon, M. R. (2016). O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo (11ª ed.). Bookman.

Theonila, V. (2020). Como a sustentabilidade está presente em marcas de luxo? L'Officiel Brasil. https://www.revistalofficiel.com.br/pop-culture/como-a-sustentabilidade-esta-presente-em-marcas-de-luxo.

Thomas, D. (2022). Como a sustentabilidade está se tornando prioridade entre grandes marcas de luxo. Revista Vogue. Disponível em https://vogue.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/02/como-sustentabilidade-esta-se-tornando-prioridade-entre-grandes-marcas-de-luxo.html.

Trajber, R. (2007). Cidadania e consumo sustentável: Nossas escolhas em ações conjuntas. In S. S. Melo & R. Trajber (Coords.), Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educação ambiental na escola (pp. 101-120). Ministério da Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf.Acesso em 13 jul. 2024.

Wang, Y. (2020). The exploring of supply chain and consumer behavior under the concept of sustainable development. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, 576(1), 1-10. https://doi.org/10.1088/1755-1315/576/1/012004.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Moreira, R. da S. N., Silva, A. M. da ., Silva, J. O., Santos, G. dos R., Morais, M. de O., & Queiroz, J. P. de . (2024). Como o Consumo Sustentável Influência o Consumidor na Decisão de Compra. Journal of Technology & Information, 4(3). Recuperado de http://www.jtni.com.br:80/index.php/JTnI/article/view/120

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>