Comunicação Interna e Endomarketing: Estudo de Caso em uma Instituição Pública de Ensino Superior, Localizada na Região Metropolitana de São Paulo
A Case Study in Santana de Parnaíba’s FATEC
Palavras-chave:
Comunicação Interna, Endomarketing, Estudo de CasoResumo
Diante do atual cenário global, significativamente competitivo, onde as organizações passam por transformações cada vez mais rápidas em um processo cada dia mais dinâmico, temas como comunicação interna e endomarketing tem chamado atenção de gestores e pesquisadores que buscam estar atualizados às necessidades do mercado e à moderna gestão estratégica de pessoas. Compreender os conceitos, características e desafios dessas ferramentas gerenciais tornou-se elemento vital para organizações, sejam elas públicas ou privadas. Partindo deste princípio, o presente trabalho, caracterizado por um estudo de caso, tem como objetivo abordar as ações relacionadas à esta temática, presentes no cotidiano de uma instituição pública de ensino superior, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, valendo-se de revisão bibliográfica, elaboração e aplicação de questionários e entrevistas, foram levantados algumas percepções de discentes e docentes sobre tais práticas. Como resultado de estudo, é apresentado ao leitor sugestões de melhorias no processo de comunicação interna e endomarketing, com o propósito de ajudar no processo de transmissão de informações no cotidiano da instituição. Desse modo, ao final dessa pesquisa é possível reafirmar a importância de tais temas no âmbito organizacional, já que comunicação interna e endomarketing, atualmente, são considerados elementos imprescindíveis para uma gestão que busca promover um alinhamento entre comprometimento e produtividade.
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