Veículos "Verdes” como Alternativa Sustentável para a Última Milha
Palavras-chave:
Última Milha, Sustentabilidade, Veículos Verdes, AlternativasResumo
Este artigo realiza uma pesquisa sobre o uso de veículos “verdes” no transporte urbano de cargas como alternativa para os problemas de sustentabilidade promovidos pela Last Mile (última milha) para o setor de logística, sobretudo devido aos impactos do processo de urbanização ascendente e sem planejamento aliado a intensificação do consumo em massa e crescimento do varejo omnichannel. Atualmente, a questão ambiental está no cerne das discussões mundiais, onde a redução de emissão de CO² na atmosfera faz parte de um pacto global, nesse sentido, a logística de última milha é uma área de pesquisa emergente com crescente interesse de estudo, onde os veículos “verdes” aparecem como alternativa viável. Utiliza-se como metologia para este artigo revisão de literatura e pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Entende-se que a adoção generalizada de veículos verdes na logística urbana pode contribuir para a redução de problemas como poluição ambiental, aquecimento global e dependência do petróleo.
Referências
AFONSO, Vanderlei Moraes; FERRAZ, Rodrigo de Sousa Campista. Base geral dos carros elétricos em relação ao consumo, impacto ambiental e custo-benefício. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 11, p. 545-558, 2022.
BANDEIRA, Renata Albergaria et al. Electric vehicles in the last mile of urban freight transportation: A sustainability assessment of postal deliveries in Rio de Janeiro-Brazil. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 67, p. 491-502, 2019.
BULDEO RAI, Heleen; VERLINDE, Sara; MACHARIS, Cathy. The “next day, free delivery” myth unravelled: Possibilities for sustainable last mile transport in an omnichannel environment. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 47, n. 1, p. 39-54, 2019.
CAMARGO, Eduardo; FAESARELLA, Annete Silva. Brasil e a corrida tecnológica: o desafio dos carros elétricos e a distribuição dos eletropostos. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 7, p. e27558-e27558, 2021.
CÁRDENAS, Iván; BECKERS, Joris; VANELSLANDER, Thierry. E-commerce last-mile in Belgium: Developing an external cost delivery index. Research in transportation business & management, v. 24, p. 123-129, 2017.
GOES, George Vasconcelos et al. Sustentabilidade na última milha do transporte urbano de carga: o papel da eficiência energética do veículo. Sustainability in Debate, v. 9, n. 2, p. 134-144, 2018.
FIGLIOZZI, Miguel A. Lifecycle modeling and assessment of unmanned aerial vehicles (Drones) CO2e emissions. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 57, p. 251-261, 2017.
FONTANA, Marcele Elisa; LEÃO, José. Definition of the reverse logistics dimension of the customer-led last mile for assessing the quality of third-party logistics service. In: 2021 International Conference on Decision Aid Sciences and Application (DASA). IEEE, 2021. p. 278-282.
GALKIN, Andrii et al. Last-mile delivery for consumer driven logistics. Transportation Research Procedia, v. 39, p. 74-83, 2019.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HE, Peng et al. Channel encroachment and logistics integration strategies in an e-commerce platform service supply chain. International Journal of Production Economics, v. 244, p. 108368, 2022.
MENDONÇA, Márcio et al. Veículos elétricos no Brasil: o potencial brasileiro para a transição de modelos de locomoção. Revista Técnico-Científica, n. 32, 2023.
OLIVEIRA, Cintia Machado et al. Sustentabilidade na última milha da distribuição postal em áreas urbanas mediante adoção de triciclos elétricos. TRANSPORTES, v. 26, n. 3, p. 1-11, 2018.
OLIVEIRA, Cíntia Machado et al. Alternativas sustentáveis para veículos utilizados na última milha do transporte urbano de carga: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 7, n. 1, p. 181-205, 2019.
PARHI, Shreyanshu et al. Reflecting on an empirical study of the digitalization initiatives for sustainability on logistics: The concept of sustainable logistics 4.0. Cleaner Logistics and Supply Chain, v. 4, p. 100058, 2022.
PATELLA, Sergio Maria et al. Traffic simulation-based approach for a cradle-to-grave greenhouse gases emission model. Sustainability, v. 11, n. 16, p. 4328, 2019.
QAISER, Fahham Hasan et al. Decision support systems for sustainable logistics: a review and bibliometric analysis. Industrial Management & Data Systems, 2017.
RAI, Heleen et al. Crowd logistics: an opportunity for more sustainable urban freight transport?. European Transport Research Review, v. 9, p. 1-13, 2017.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução: Karla Reis. São Paulo: Atlas, 2011.
SUN, Xu et al. The application of Industry 4.0 technologies in sustainable logistics: a systematic literature review (2012–2020) to explore future research opportunities. Environmental Science and Pollution Research, p. 1-32, 2021.
TAEFI, Tessa T.; STÜTZ, Sebastian; FINK, Andreas. Assessing the cost-optimal mileage of medium-duty electric vehicles with a numeric simulation approach. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 56, p. 271-285, 2017.
ZHANG, Abraham et al. Multi-dimensional circular supply chain management: A comparative review of the state-of-the-art practices and research. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 155, p. 102509, 2021.