Aplicação da Impressão 3D no Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para Acessibilidade nos Projetos da Engenharia Civil

Autores

Palavras-chave:

NBR 9050, Tecnologia Assistiva, Impressão 3D, Acessibilidade, Edificação, Ambiente

Resumo

Acessibilidade tem sido discutida veementemente nos últimos anos, fato que comprova com a revisão da NBR 9050 e com a inserção do Desenho Universal como conteúdo obrigatório nos currículos de todas as engenharias e arquitetura. Neste cenário, muito se aplica frente a projetos de edificações, porém com restrições devido aos materiais tradicionais, paradigma que este trabalho objetiva expor e apresentar uma solução viável por meio da manufatura aditiva, especificamente a impressão 3D. Como metodologia para obter discutir o tema e obter resultados, foi desenvolvida uma pesquisa por estudo de caso em produtos desenvolvidos e aplicados como Tecnologia Assistida para acessibilidade baseados em impressão 3D, assim como no estudo de caso com 50 projetos de atuação dos autores envolvendo edificações, suas adaptações e adequações. Dos resultados deste trabalho identificam-se que acessórios e adaptações por meio da manufatura aditiva são flexíveis quanto a usabilidade e ao perfil do usuário em relação a suas necessidades e particularidades, permitindo explorar a edificação com o contexto de universalização. Discorrendo sobre a disponibilidade da tecnologia de impressão 3D, encontra-se pouco em projetos existentes ou de empresas que atuam na construção civil, seja por desconhecimento da aplicação e suas possibilidades, quanto pela atuação em um mercado conservador diante de inovações. Entretanto, expõe-se que diante do trabalho realizado, é notório que a engenharia civil e a arquitetura têm explorado esta tendência e diante da mecânica explorado os materiais de origem plástica e polimérica para aplicações com design anatômico e preservando a ergonomia de cada pessoa.

Biografia do Autor

Renato de Brito Sanchez, Universidade Santo Amaro

Engenheiro Eletricista (2009), Engenheiro Industrial Mecânico (2019), Engenharia Mecânica (2023), Engenharia Civil (2022), Especialista em Gestão de Projetos (2020), Especialista em Machine Learning e Inteligência Artificial (2021), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2022), Mestre em Engenharia Mecânica (2015), Doutor em Engenharia Biomédica (2021), Pós Doutorado em Engenharia Biomédica (2022).

Atuação desde 2002 na área técnica de serviços, projetos, implantações e manutenções, a partir de 2009 como engenheiro em funções técnicas e de gestão para Projetos e P&D. Atividades com desenvolvimento de Produtos, Processos, Tecnologias e Novos Negócios.

Pesquisa científica e aplicada.

Mentoria, Orientação e Consultoria de Inovação, Empreendedorismo e Investimentos para Startups, Projetos e Empresas.

Palestrante e instrutor de treinamentos e workshops.

Pesquisador na Universidade Santo Amaro (Unisa) e no Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) no Laboratório Virtual de Tecnologias Assistiva (LAVITA) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
- Áreas de atuação: a) Sistemas Autônomos, Colaborativos e Robótica Avançada; b) Tecnologias - Assistenciais e Biônica; c) Aquisição e Processamento de Imagens e Sinais Biomédicos; d) - Fontes Alternativas e Renováveis de Energia.
- Grupo de Pesquisa: Inteligência Artificial e Robótica (Unisa). Linha de Pesquisa: 1) Sistemas Autônomos e Colaborativos; 2) Sistemas Embarcados e Robótica Avançada; 3) Visão Computacional e Aprendizagem de Máquina; 4) Aquisição e Processamento Digital de Sinais e Imagens; 5) Tecnologias Assistiva e Biônica.
- Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais (Unisa). Linhas de Pesquisa: 1) Energias Renováveis.
- Grupo de Pesquisa Ambientes Virtuais e Tecnologias Assistenciais (UMC). Linha de Pesquisa: 1) Equipamentos, Dispositivos e Softwares; Administração e Sistemas de Saúde.

Fundador e Diretor Geral do Grupo MKSZ Engenharia e Tecnologia.

Sócio Fundador e Diretor de Projetos e Novos Negócios do Grupo CR Mídia.

Cofundador e Diretor de Engenharia e Tecnologia na N-Vector Technology, uma Health Tech em Engenharia Biomédica.

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e CST em Automação Industrial da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Professor Doutor dos cursos graduação e pós graduação de engenharia e tecnologia na Universidade Santo Amaro (UNISA).

Conselheiro do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CMCTI) da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Referências

Araújo, K. G. D. D. (2019). A robótica como instrumento de acessibilidade na construção civil: inclusão das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho.

Araújo, N. S. D. (2018). Desenvolvimento de símbolos para mapa tátil indoor a partir de impressora 3D.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: (2015). Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: (2013). Desempenho de edificações habitacionais-Requisitos. Rio de Janeiro.

Buehler, E., Comrie, N., Hofmann, M., McDonald, S., & Hurst, A. (2016). Investigating the implications of 3D printing in special education. ACM Transactions on Accessible Computing (TACCESS), 8(3), 1-28.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, p. 2-2, 2000.

Caldas, L. R., Moreira, M. M., & Sposto, R. M. (2015). Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida segundo os requisitos da norma de desempenho-um estudo de caso para as áreas comuns de edificações habitacionais de Brasília-DF. REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, 10(2).

Cenci, C. A., & BERNARDI, N. (2016). Maquetes Táteis produzidas a partir de Técnicas de Fabricação Digital: investigação de simbologia para orientação espacial de deficientes visuais. Blucher Design Proceedings, 2(7), 248-259.

de Barros, T. B., Faria, J. R. F., & de Sena, P. S. (2021). Design universal aplicado ao projeto de acessibilidade cultural. DAT Journal, 6(2), 308-330.

Dias, G. S., & Santos, I. M. (2016). Criação de um Mapa Tátil através da Tecnologia Assistiva: mais Acessibilidade aos Deficientes Visuais com a utilização da Impressão 3D. Blucher Design Proceedings, 2(9), 5386-5397.

MADDIE. Slowing Coronavirus Spread With 3D-Printed Hands-Free Door Openers. Materialize, 2020. Disponível em: <https://i.materialise.com/blog/en/3d-printed-hands-free-door-openers/>. Acesso em: 25 ago 2022.

Motti, V. (2022). Acessibilidade na Impressão 3D: conheça 5 ideias. Produteca Ideias Tangíveis, 2018. Disponível em: < https://www.produtecalab.com.br/acessibilidade-na-impressao-3d-conheca-5-ideias/>.

Nishimaru, J. Y. C. (2021). Análise e desenvolvimento de rampa portátil em impressão 3D para cadeira de rodas. Orientadora: Natacha Harumi Ota. 2021. 72 f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialista em Tecnologia Assistiva, Departamento de Oftalmologia e

Ciências Visuais, Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

OTA, N. H. (2020). Desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva baseados em impressão 3D para promover ganho de independência relacionados aos membros superiores de indivíduos com lesão medular de nível C5 e C6. Orientadora: Silvia Regina Matos da Silva Boschi. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Engenharia Biomédica, Universidade de Mogi das Cruzes,

OTA, N. H. (2022). Recurso de tecnologia: alta e baixa complexidade na esclerose lateral amiotrófica. Lives Especiais, Associação Pró-cura da ELA. 27 jun. 2022. Apresentação do Power Point.

Porto, T. M. S. (2016). Estudo dos avanços da tecnologia de impressão 3D e da sua aplicação na construção civil. Trabalho Final de Graduação. UFRJ, Rio de Janeiro, 9.

Rodrigues, J. C. M., & Bernardi, N. A ABNT NBR 9050: A difusão da acessibilidade pela Norma.

Santos, H. B., Santos, D. V. C., Souza, R. R. G., Santana, C. O., & Souza, E. B. O. DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA ACESSIBILIDADE UNIVERSAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA.

Soares, J. M. M. (2019). Tecnologia Assistiva, Impressão 3D e Indústria 4.0. In CONGRESSO BRASILEIRO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN (Vol. 13, pp. 1-15).

Vasconcelos, B. M., de Sousa Teti, B., Figueira, A. D. M. A., & da Silva Gonçalves, L. M. (2020). Tecnologias assistivas destinadas à orientação espacial, identificação de obstáculos e guiamento de pessoas com deficiência visual. Gestão & Tecnologia de Projetos, 15(2), 52-68.

Vieira, M. D. O. (2020). Iniciativas inovadoras que promovem acessibilidade.

Downloads

Publicado

18-12-2022

Como Citar

de Brito Sanchez, R., Otacílio Mairink, F., de Oliveira Morais, M., Monico Innocencio, C., Cardoso de Sá, I., & Miranda Pereira, A. (2022). Aplicação da Impressão 3D no Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para Acessibilidade nos Projetos da Engenharia Civil. Journal of Technology & Information, 2(4). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/57

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)