Logística Reversa como Ferramenta na Redução de Resíduo Textil

Autores

Palavras-chave:

Logística Reversa, Têxtil, Resíduos, Sustentabilidade, Reciclagem

Resumo

É fato os resíduos gerados pela indústria causam danos significativos ao meio ambiente. Nesse sentido, cabe às empresas implantar mecanismos em seus processos os quais recolham os resíduos gerados, a para dar o fim adequado, seja por meio da reciclagem, reutilização ou descarte. Dentre os processos que podem ser implantados está a logística reversa, pelo qual a empresa cria mecanismos para retornar aqueles bens que foram produzidos por ela e que foram descartados posteriormente, a fim dar o destino adequado a eles. No Brasil, há uma preocupação do governo em incentivar as empresas a adotar esse processo. Para tanto, foi promulgada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja legislação tem o objetivo de fomentar entre as empresas a criação de processos os quais recolham os resíduos produzidos por elas. A despeito disso, não são todas as indústrias que são incentivadas pelo governo a instituir processos de sustentabilidade como a logística reversa. Dentre essas indústrias não contempladas pela política está a têxtil, o qual produz quantidades significativas de resíduos sólidos e químicos. Mesmo assim, há empresas brasileiras do setor têxtil que implantaram processo de logística reversa que dão destino sustentável para dos resíduos têxteis. Diante desse senário, este artigo apresentará um breve panorama sobre a logística reversa no Brasil e a sua relação com a indústria têxtil. 

Referências

Almeida, É. J. R., Dilarri, G., & Corso, C. R. (2016). A indústria têxtil no Brasil: Uma revisão dos seus impactos ambientais e possíveis tratamentos para os seus efluentes. BOLETIM DAS ÁGUAS, ¹Departamento de Bioquímica e Microbiologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1-18.

Amaral, M. C., Baruque-Ramos, J., & Ferreira, A. D. C. (2014). A política nacional de resíduos sólidos e a logística reversa no setor têxtil e de confecção nacional. 2º CONTEXMOD, 1(2), 14.

Berto, R. M. V., & Nakano, D. N. (1999). A produção científica nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: um levantamento de métodos e tipos de pesquisa. Production, 9, 65-75.

BRASIL – LEI Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm Acesso em 23 maio 2022

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Gabinete do Ministério. PORTARIA Nº252, de 1ºde Junho de 2020. Torna pública a abertura do processo de consulta pública proposta de termo de compromisso para a implementação de ações voltadas à economia circular e logística reversa de embalagens em geral. Diário Oficial da União, Brasília DF, 3 jun. 2020.

Gil, A. C. (2007). Metodologia Do Ensino Superior . Editora Atlas SA.

Guarnieri, P. (2011). Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Patricia Guarnieri.

IBAMA. Instrução Normativa nº 13, de 18 de dezembro de 2016. Lista Brasileira de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/component/content/ article?id=726. Acesso em: 18 maio. 2022.

Leite, P. R. (2009). Logística reversa: meio ambiente e competitividade. In Logística reversa: meio ambiente e competitividade (pp. 240-240).

Liva, P. B. G., Pontelo, V. S. L., & Oliveira, W. S. (2003). Logística reversa. Gestão e Tecnologia industrial. IETEC.

Machado, P. G. S., & Leonel, J. N. (2014). Práticas de reciclagem de resíduos têxteis: uma contribuição para a gestão ambiental no Brasil. Revista de Educação Superior do Senac-RS–Competência, Porto Alegre, 7(1), 129-145.

Menegucci, F., Marteli, L., Camargo, M., & Vito, M. (2014). Resíduos têxteis: Análise sobre descarte e reaproveitamento nas indústrias de confecção. n.

Yin, R. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Como Citar

de Oliveira Morais, M., Freitas, E. A. de, Romão, G. A. ., Silva, J. L. da, & Sousa, S. S. . (2022). Logística Reversa como Ferramenta na Redução de Resíduo Textil. Journal of Technology & Information, 2(2). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/38

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)