Avaliação do Desempenho de Equipes Virtuais de Projetos Durante a Pandemia

Autores

Palavras-chave:

equipes virtuais, projetos, gerenciamento, COVID-19

Resumo

Levar uma equipe ao nível de excelência é uma tarefa de grande complexidade. O atual cenário pandêmico da COVID-19 tornou essa tarefa muito mais complexa, uma vez que, muitas empresas foram forçadas a se adaptar rapidamente à modalidade de trabalho home office. Surge-se então, uma necessidade considerável de mudanças nas equipes de projetos no que concerne o estado físico, psicológico e emocional. Ao considerar esse atual cenário e a probabilidade de que situações semelhantes possam acontecer no futuro, tornou-se inevitável o estudo e a reavaliação das competências desejadas das equipes visando a assertividade na atuação delas em situações emergenciais. Portanto, o estudo realizou a avaliação do desempenho de equipes virtuais de projetos formadas durante esse período. A elaboração desse estudo buscou entender a composição, as competências e habilidades dessas equipes, bem como a influência do contexto de pandemia e seus desafios para alcançar a alta performance e consequentemente o sucesso dos projetos, através da aplicação de um questionário que teve como principais referências os 4 C’s de Dyer e os 5 desafios das equipes de Lencioni. Obteve-se assim, amostra de 105 respostas e com os principais resultados foi feito o levantamento das características relacionadas à organização e desenvolvimento dos participantes das equipes, bem como os indicadores de suas competências para o trabalho em equipe. E concluiu-se que as equipes revelam um padrão positivo e um desenvolvimento de trabalho em equipe mesmo diante do cenário de pandemia.

Referências

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG.

Baumotte, A. C. T. (2015). Gerenciamento de pessoas em projetos. Rio de Janeiro: FGV.

Bicalho, P. P.; Lima, C. H., & Davi, J. S. (2020). Da crise à pandemia: da letalidade como política às políticas editoriais de resistência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 72(1): 3-7. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v72n1/01.pdf

Carlomagno, M. C. (2018). Conduzindo pesquisas com questionários online: Uma Introdução as Questões Metodológicas. In T. Silva, J. Buckstegge & P. Rogedo (Orgs.), Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais (pp. 31-55). Brasília: IBPAD.

Dyer, W. G., & Dyer, J. H. (2011). Equipes que fazem a diferença (Team Building): Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. São Paulo: Saraiva Educação.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Gomes, A. S., Fo., & Oliveira, G. F. (2020). A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a Divulgação da Ciência no Brasil. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 14(50): 509-512. Recuperado de https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2459/3820 http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2459

Hamouche, S. (2020). COVID-19 and employees’ mental health: stressors, moderators and agenda for organizational actions. Emerald Open Research. Recuperado de https://emeraldopenresearch.com/articles/2-15/v1 https://doi.org/10.35241/emeraldopenres.13550.1

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2020). [Trabalho – PNDE COVID-19]. Recuperado de: <https://COVID19.ibge.gov.br/pnad-COVID/trabalho.php>.

Kauark, F. S.; Manhães, F. C. & Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum.

Lencioni, P. (2015). Os 5 desafios das equipes. São Paulo: Sextante.

Martins, G. A. (2017). Estatística Geral e Aplicada. São Paulo: Atlas.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Rio Grande do Sul: Feevale.

Project Management Institute [PMI]. (2017). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). (6a ed.). Project Management Institute, Newtown Square, PA, USA.

Vargas, R. (2018). Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. (Ricardo Vargas; prefácio de Reeve Harold R. 9a ed.)., Rio de Janeiro: Atual. Brasport.

Werneck, T. S. (2020). Novos Desafios no Gerenciamento dos Recursos Humanos frente a pandemia da COVID-19. Boletim do Gerenciamento 17(17): 1-9.

Williams, C. (2017). ADM: Princípios de administração. Cengage Learning Brasil.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

Rodrigues Araujo, L., Andrade Costa, B., & Guem Murakami, R. (2022). Avaliação do Desempenho de Equipes Virtuais de Projetos Durante a Pandemia. Journal of Technology & Information, 2(3). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/35