Realidade Aumentada no Ensino de Química: Um Estudo de Caso de um Jogo Educacional

Autores

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Jogos Educacionais, Ensino de Química

Resumo

Este artigo contempla a aplicação de uma atividade com a utilização da realidade aumentada para celulares com o uso da Química Orgânica. A pesquisa utilizou estudo de caso único para evidenciar a aplicação de um caso de ensino com aplicação da realidade aumentada. Os resultados evidenciaram o aumento de cerca de 38% na melhoria das respostas e auxílio na visualização e entendimento das estruturas químicas. Os instrumentos utilizados caracterizam-se por ser uma solução de baixo custo e viável para utilização em salas de aula.

Referências

Baptista, M. M. (2013). Desenvolvimento e utilização de animações em 3D no ensino de Química [Programa de Pós-graduação de Química, UNICAMP]]. http://www.quimica3d.com/m770596/br-c0.php

BRASIL. (2021). Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 141.

Cardoso, A., Lamounier Junior, E., Kirner, C., & Kelner, J. (2007). Conceitos de Realidade Virtual e Aumentada. In Tecnologias para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada (p. 1–16). Editora Universitária UFPE.

Corsani, L., Trevisan, D. G., Hounsell, M. S., & Kemczinski, A. (2009). Qual a melhor Realidade para Aprender Jogando: Virtual ou Aumentada? Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 234–243. http://www.sbgames.org/papers/sbgames09/culture/full/cult27_09.pdf

Farias, F. M., Del-Vecchio, R. R., Caldas, F. R. R., & Gouveia-Matos, J. A. M. (2014). Construção de um Modelo Molecular: Uma Abordagem Interdisciplinar Química-Matemática no Ensino Médio. Revista Virtual de Química, 7(3), 849–863. http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20150043

Frota, M. C. R., & Borges, O. (2004). Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologias na educação matemática. 1–17.

Gil, A. C. (2007). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas.

Guerreiro, M. A. S. (2015). Os efeitos do Game Design no processo de criação de Jogos Digitais utilizados no Ensino de Química e Ciências—O que devemos considerar? [Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/126484/000841326.pdf?sequence=1&isAllowed=y

IBGE. (2021). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock

Kirner, C., & Tori, R. (2004). Introdução à Realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiper-realidade. In C. Kirner & R. Tori (Orgs.), Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências (Vol. 1, p. 3–20). SENAC. http://www.realidadevirtual.com.br/cmsimple-rv/?download=Cap1-prelim-kirner-tori.zip

KOLD, A. Y., & KOLB, D. A. (2009). The learning way: Méta-cognitive aspects of experiential learning. 40, 297–327.

Martins, G. de A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da Investigação Científica Para Ciências Sociais Aplicadas (2o ed). Atlas.

Morie, J. F. (1999). Inspiring the Future: Merging Mass Communication, Art, Entertainment and Virtual Environments. Computer Graphics, 28(2), 135–138.

Ribeiro, R. J., Junior, N. S., Frasson, A. C., Pilatti, L. A., & da Silva, S. de C. R. (2015). Teorias de aprendizagem em jogos digitais educacionais: Um panorama brasileiro. RENOTE, 13(1). http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57589/34562

TELECO. (2021, outubro 24). Estatística. https://www.teleco.com.br/estatis.asp

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman.

Downloads

Publicado

26-10-2021

Como Citar

Coelho, D. da S., & Glória Júnior, I. (2021). Realidade Aumentada no Ensino de Química: Um Estudo de Caso de um Jogo Educacional. Journal of Technology & Information, 1(2). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>