A Percepção Dos Stakeholders Sob o Olhar da Abordagem Canvas: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Cosmética

Autores

Palavras-chave:

Canvas, BMC, Stakeholders, Gestão da Produção, Cosméticos

Resumo

A necessidade de constante evolução na indústria cosmética força as empresas a adotarem estratégias que sejam rápidas e práticas para satisfazerem seus consumidores. Dentre as principais táticas para alcançar sucesso nos serviços ou produtos oferecidos, encontram-se as ferramentas e tecnologias de gestão, como o Business Model Canvas, que organiza os conceitos para as empresas acelerarem o processo de criação e desenvolvimento de novos projetos. Os objetivos da pesquisa são de identificar as percepções por meio da abordagem Canvas e apresentar os itens percebidos e suas nuances. Utilizando de entrevistas com colaboradores da empresa, revendedores e consumidores os dados são analisados sob a ótica da abordagem Canvas. A relevância do trabalho é apresentar o uso desta abordagem em um projeto e a percepção sobre a relação de consumidores e a empresa de um determinado produto.

Referências

ABIHPEC. (2021). Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Panorama do Setor 2021. ABIHPEC. https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2021/09/Panorama_do_ Setor_Atualizado_Agosto1408.pdf

ANVISA. (2005). Resolução—RDC no 211. https://portal.anvisa.gov.br/

Corrêa, M. A. (2012). Cosmetologia—Ciência e Técnica. Livraria e Editora MedFarma.

Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14(4), 532–550.

Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social (7o ed). Atlas.

Glória Júnior, I., & Gonçalves, R. F. (2016). As barreiras e motivações para o uso da abordagem canvas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1–17.

Osterwalder, A., Bernarda, G., & Pigneur, Y. (2009). Business Model Generation. Editora Alta Books. http://businessmodelgeneration.com/canvas/bmc

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design. https://strategyzer.com/value-proposition-design

PMI. (2017). Project Management Body of Knowledge Guide. Four Campus Boulevard.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2015). Administração da produção (Vol. 4). Atlas.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman.

Publicado

22-10-2021

Como Citar

Leal, J., Strufardi, G. R., & Glória Júnior, I. (2021). A Percepção Dos Stakeholders Sob o Olhar da Abordagem Canvas: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Cosmética. Journal of Technology & Information, 1(2). Recuperado de http://www.jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>